1'º GECON

     Não conhece ainda o nosso 1º GECON, então veja abaixo um pouco da história de como nosso Grupo Escoteiro foi criado.


O 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, ou como é carinhosamente chamado pelos seus membros, GECON, foi fundado em 09 de Abril de 1988, por iniciativa de 03 (três) funcionários da Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão, composto pelos Senhores Luis Alberto Hilluy Costa Rodrigues (Presidente da Associação Atlética Alumar a época), Neirimar Wander de Oliveira Gonçalves e José Rodolfo Lopes (Presidente da Fábrica ALUMAR a época), que tinham como objetivo oferecer aos filhos de funcionários da empresa, uma alternativa de atividades voltadas para a formação da cidadania e de envolvimento com a comunidade. O nome do grupo surgiu de uma lista de escritores maranhenses, após concurso entre os filhos dos funcionários da fábrica.
Hoje, com 23 anos de existência o 1º GECON possui um efetivo de 96 associados entre jovens e adultos voluntários, que se dedicam todos os sábados das 15 às 18 horas para trabalhar valores, ética e cidadania junto a jovens na faixa etária dos 6,5 anos aos 21 anos.
As atividades escoteiras acontecem ao ar livre e são utilizadas diversas ferramentas educativas como meio de trabalhar a formação dos jovens, sendo eles os principais atores de seu desenvolvimento pessoas, cabendo ao adulto voluntário ser o facilitador da conquista dos objetivos educacionais trabalhados no jovem, em 06 áreas de desenvolvimento: o intelectual, o social, o físico, o espiritual, o afetivo e o caráter.
Os desafios propostos aos jovens consideram seu grau de desenvolvimento em relação com a sua idade psicológica, por esta razão o Movimento Escoteiro é organizado em Ramos, sendo eles:
·         Lobinhos/Lobinhas: meninos e meninas com idade entre 6,5 anos a 10 anos;
·         Escoteiros/Escoteiras: meninos e meninas com idade entre 11 anos a 14 anos;
·         Sênior/Guia Escoteiras: rapazes e moças com idade entre 15 anos a 17 anos;
·         Pioneiros/Pioneiras: rapazes e moças com idade entre 18 a 21 anos.
Qualquer membro adulto com idade a partir dos 18 anos pode fazer parte de um Grupo Escoteiro como Chefe Escoteiro (Escotista), Dirigente Institucional, Instrutores ou colaboradores eventuais.
Muitas das atividades desenvolvidas pelo grupo acontecem com a presença e participação dos pais, haja vista que o Propósito do Escotismo é contribuir que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, cabendo a família a responsabilidade da educação de seus filhos. Neste sentido o Escotismo torna-se uma ferramenta de apoio educacional importante para os pais, pois por meio de suas atividades consegue, de forma lúdica, que os jovens assimilem conceitos de cidadania, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente, ajuda ao próximo e disciplina por livre escolha.

Nenhum comentário: